Pré-vestibular gratuito da UPE tem início no fim de semana

Os feras do Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe) devem acordar cedo neste sábado (24). Às 8h30 começa a maratona preparatória para quem pretende ingressar no ensino superior com uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio.

A aula inaugural será de Geografia, com os professores Iwelton Pereira e Luciana Coutinho. Às 13h30 será a vez do conteúdo de Biologia, a cargo do professor Jóia.

No domingo (25), o sistema se repete nos mesmos horários com Literatura (8h30, professor Aguinaldo Gomes) e Espanhol (13h30, professora Carol Bello). Haverá ainda a primeira aula de Inglês, às 14h30, com a professora Beth Camelo.

A transmissão será feita pelo canal de YouTube da Universidade de Pernambuco (UPE nas Redes) e plataforma virtual de aprendizagem.

ATENÇÃO: Os candidatos selecionados farão suas matrículas nos dias 28 e 29 de julho através do portal www.upenet.com.br. A carga horária total do Prevupe é de 288h.

Gratuito, o Prevupe é exclusivo para estudantes do 3º ano e/ou egressos do Ensino Médio da rede pública (EJA Médio, Travessia Médio e Normal Médio). Ao todo, foram disponibilizadas 10.200 vagas em 43 municípios do estado, sendo 1,2 mil somente no Recife.

As aulas serão ofertadas aos sábados em horário integral, aos domingos pela manhã e, quando houver necessidade, no domingo à tarde. Haverá ainda atividades assíncronas durante a semana.

Os locais de funcionamento do Prevupe por município, com endereço e telefone, constam no edital, assim como todo o cronograma do processo seletivo.

O Prevupe é uma realização conjunta da UPE (através da sua Pró-reitoria de Extensão e Cultura - PROEC), do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE) e da Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco (SEE-PE).

A ação de extensão é promovida desde 1999, com a ampliação contínua de polos em novos municípios.

Divulgado resultado final do Programa de Fortalecimento Acadêmico da UPE

 

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade de Pernambuco divulgou o resultado final do Edital de Extensão relativo ao Programa de Fortalecimento Acadêmico (PFA 01/2021).

Ao todo, foram aprovados para financiamento 62 projetos, sete eventos e sete cursos que deverão ser realizados no período de 2 de agosto de 2021 a 9 de dezembro de 2022. Outros 40 projetos foram aprovados, mas sem indicação de recursos.

A UPE disponibilizou do seu orçamento R$ 280 mil para a execução destas atividades de fomento em todas os campi da universidade. Entre os projetos aprovados estudos sobre cultura das comunidades quilombolas, exercícios para diabéticos, produção de vinho de açúcar do Agreste, ensino de xadrez e produção de podcasts.

Para a escolha das atividades foram levados em consideração os seguintes critérios: a) Creditação da atividade; b) Impacto da ação; c) Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade e d) Articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

O critério de financiamento obedecerá, obrigatoriamente, a ordem de classificação das propostas, definida na avaliação. Recursos não utilizados por uma modalidade serão redistribuídos com as demais.

A relação completa pode ser conferida neste link: http://www.upe.br/edital-pfa-de-extens%C3%A3o-01-2021.html

Campus Mata Norte da UPE promove palestra e oficina sobre psicopedagogia

Estão abertas as inscrições para a atividade "Aspectos psicopedagógicos a partir dos pilares: Aprender a conhecer, a fazer,  a conviver e a ser”, promovida pelo Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco (UPE).

A programação consta de uma palestra no dia 30 de julho e de uma oficina que ocorrerá nos dias 4 e 18 de agosto e 1 de setembro.

A palestra terá transmissão ao vivo no canal de YouTube UPE CMN, às 19h30. A convidada é a professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Maria Dolores Fortes Alves.

A mediação será das professoras do Campus Mata Norte da UPE, Mirtes Lira e Maria do Rosário. Haverá emissão de certificado de participação e sorteio de livros da palestrante.

Para a oficina, são 30 vagas disponíveis e o prazo de inscrição termina no dia 25 de julho. Os encontros ocorrerão das 14h às 16h, via Google Meet. 

O objetivo é desenvolver o autoconceito positivo e melhor inserção na atuação profissional a partir dos quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Os inscritos receberão certificado de participação de 12 horas e mais um exemplar do livro “De professor a educador: contribuições da psicopedagogia - ressignificar os valores e despertar a autoria”, de Maria Dolores Fortes Alves.

Link para inscrição geral: https://doity.com.br/aspectos-psicopedagogicos-a-partir-dos-pilares

Link para inscrição na Oficina: https://forms.gle/scWjuQjRDiGvTJzW8

Equipe do HUOC registra em vídeo momento marcante na luta contra a Covid-19

Referência no atendimento aos pacientes de Covid-19 em Pernambuco, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz desativou na quarta-feira (21) uma estrutura com 64 leitos pela redução do número de infectados internados.

A equipe de saúde registrou a despedida do último plantão com um vídeo celebrando o resultado das medidas sanitárias e do avanço da vacinação no estado. O atendimento a este grupo de vítimas da pandemia era feito no Centro de Oncologia (CEON), que agora pode voltar a ter o espaço para sua especialidade.

Integrante do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco, o HUOC vinha desde março de 2020 reforçando a estrutura do seu complexo hospitalar, inclusive contratando profissionais de saúde, depois do surgimento do primeiro caso registrado de Covid-19 no estado.

Referência em várias especialidades clínicas e cirúrgicas, o HUOC se reorganizou para apoiar o enfrentamento da epidemia de Covid-19.

Foi a primeira unidade hospitalar em Pernambuco a iniciar a assistência especializada, disponibilizando 135 leitos de enfermaria e gradativamente ampliando os leitos de UTI, que atingiram a marca de 40 vagas para adultos e outras sete na UTI Pediátrica Covid.

Clique no link para ver o vídeo postado no perfil UPE nas Redes no Instagram: https://www.instagram.com/p/CRnZMY2jvAh/?utm_source=ig_web_copy_link 

Artigo de professora e aluno da UPE destaca a importância da Extensão Universitária no cenário nacional e internacional

Um artigo da professora da Universidade de Pernambuco Mariana Guenther e do aluno Marcelo Dantas, mestrando do Programa de Pós-graduação em Administração - Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (FCAP/UPE), foi publicado na revista Research, Society and Development. O trabalho faz parte da dissertação do discente, que também é coordenador de Extensão na Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

O texto, intitulado "Extensão Universitária e Desenvolvimento Local Sustentável: uma revisão da literatura", faz uma análise do panorama histórico sobre a Extensão Universitária, tanto no cenário nacional quanto internacional. Também propõe uma discussão sobre a evolução dos conceitos de desenvolvimento econômico, sustentável e local, a fim de compreender o potencial da Extensão Universitária como promotora do Desenvolvimento Local Sustentável.

Leia mais...